Se o senhor não está lembrado
Dá licença de contar
Durante mais de dois anos trabalhei em frente à Ashfield Boys High School, em Sydney, talvez a escola australiana indiretamente mais famosa do mundo.
Indiretamente porque pouquíssimas pessoas no planeta devem ter ouvido o nome da instituição. Porém, o uniforme inspirou um patrimônio mundial do rock.

Isso mesmo! A escola foi frequentada por ninguém menos do que Malcolm e Angus Young, irmãos músicos que, após testarem alguns figurinos para subirem no palco, pediram à irmã Margaret para dar um tapa na indumentária escolar em sua máquina de costura cujo adaptador, segundo alguns, trazia a sigla AC DC (Alternating Current/Direct Current), o popular Corrente Alternada/Corrente Contínua. E o resto é história, como dizem por aí.
Saber que os fundadores da banda mais importante da Austrália estudaram na frente da firma era algo especial. Nada muito tangível ou material, porém, de um enorme simbolismo.
Mas um dia nem quero me lembrar
Um pouco antes do final de 2024, a cerca de 3 km da escola, no bairro vizinho de Burwood, mais precisamente no número 4 da Rua Burleigh, simbolismo e materialidade viraram pó em questão de minutos.
Veio os homens com as ferramentas
O dono mando derrubar
A desenvolvedora Burwood Square Pty Ltd demoliu a residência e a casa vizinha com o intuito de subir um empreendimento imobiliário de $28.5 milhões.
Pior!
Foi aqui seu moço
Que o AC/DC nasceu em 1973.
Os fãs da banda, claro, estão revoltados com a Burwood Square, que alega não saber que o 4 da Burleigh Street foi a casa de infância da família Young quando esta se mudou da Escócia no início da década de 1960.
Que tristeza que eu sentia
Cada táuba que caía
Doía no coração
“Lamentamos que o antigo proprietário não tenha compartilhado conosco essa parte vital do histórico da propriedade. Ficar sabendo dessa conexão depois que nossos planos já estavam em andamento nos chocou. Lamentamos sinceramente esse descuido”, disse Leon Kmita, gerente-geral da empresa.
A propriedade, adquirida em 2011 por $962.500 e usada como consultório médico, foi vendida para a Burwood Square no início de 2023 por $5,8 milhões (sim, o mercado imobiliário de Sydney é insano, para dizer o mínimo).
Mato Grosso quis gritar
Mas em cima eu falei
Com o suposto desconhecimento da desenvolvedora, os olhos furiosos dos fãs se voltaram ao Council de Burwood, espécie de prefeitura do bairro, que liberou a demolição sem apontar o valor histórico. Mais do que isso, a propriedade havia sido adicionada à Lista de Casas Históricas do National Trust em 2013.
Em sua defesa, o Council disse que “como não é patrimônio listado ou protegido pela legislação local ou estadual, e porque o National Trust é uma organização comunitária, não governamental, sem autoridade estatutária, a propriedade não tem proteções executáveis.”
Os homens está com a razão
Nós arranja outro lugar
Os fãs, que há tempos pediam que a casa 4 da Burleigh Street fosse transformada em um museu para preservar o local e a memória da banda, terão de se conformar com a promessa da Burwood Square Pty Ltd de criar um espaço no novo empreendimento, como um café ou bar em homenagem ao AC/DC usando materiais recuperados da demolição.
Só se conformemos quando o Joca falou
Deus dá o frio conforme o cobertor
E hoje nós pega a paia nas grama do jardim
E pra esquecer nós cantemos assim
Saudosa maloca, maloca querida
Dim, dim, donde nós passemos dias feliz de nossa vida
Créditos das fotos da capa: Facebook da AC/DC – Rock ‘n’ Roll Thunder (esquerda) e Instagram oficial da banda (direita).




Deixe um comentário