É, amigas e amigos, nas últimas semanas, enquanto desfrutávamos merecidas férias ingerindo quantidades nada republicanas de comes e bebes, o tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, conquistava o Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas sub-21 do mundo, e também o Workday Canberra International, o popular Challenger de Camberra, um dos preparatórios para o Aberto da Austrália.
Ao todo, o carioca que encostou numa raquete pela primeira vez aos quatro anos e é cria do Country Club, em Ipanema, acumula sequência de 10 vitórias consecutivas. Não por acaso, tem recebido imenso destaque da imprensa especializada, inclusive dos canais oficiais do Australian Open e da ATP Tour.
O título do Next Gen ATP Finals colocou Fonseca ao lado de nomes como Stefanos Tsitsipas, Carlos Alcaraz e do atual número um do planeta, o italiano Jannik Sinner. O brasileiro, por sinal, tem sido frequentemente comparado a Sinner devido à velocidade de seu braço e à potência de seus golpes. Mais do que isso, Sinner e João são os únicos campeões do Next Gen que venceram o torneio seguinte. No caso do brasileiro, a vitória em Canberra no último sábado sobre o norte-americano Ethan Quinn por duplo 6/4 o levou à posição de número 113 no ranking mundial, sua melhor na carreira.
O desafio agora é buscar uma vaga na chave principal do Australian Open 2025, que começa hoje com a fase qualificatória. João Fonseca junta-se a outros quatro tenistas brasileiros, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Gustavo Heide e Laura Pigossi, que durante esta semana precisarão vencer três jogos para avançar à chave principal do torneio.
Lembrando que a tenista Bia Haddad Maia e o tenista Thiago Wild já estão garantidos na chave principal do Aberto da Austrália, que começa no próximo domingo, 12 de janeiro.
Na Austrália, os jogos do qualifying serão transmitidos ao vivo pelo 9Now, o app do Channel 9 que vocês podem acessar em qualquer lugar, até mesmo no browser do computador; enquanto que no Brasil a transmissão é pelo Disney+.
Veja abaixo os jogos e horários da primeira rodada do qualificatório do Aberto da Austrália:
Gustavo Heide x Laslo Djere (SER)
06/01, 10h (de Melbourne)
05/01, 20h (de Brasília)
Felipe Meligeni Alves x Clement Chidekh (FRA)
07/01, 10h (de Melbourne)
06/01, 20h (de Brasília)
Thiago Monteiro x Jason Kubler (AUS) – Quadra 7
07/01, 12h50 (de Melbourne)
06/01, 22h50 (de Brasília)
Laura Pigossi x Guiomar Maristany (ESP) – Quadra 12
07/01, 14h20 (de Melbourne)
07/01, 0h20 (de Brasília)
João Fonseca x Felipe Agustín Gómez (ARG) – 1573 Arena
07/01, 15h30 (de Melbourne)
07/01, 1h30 (de Brasília)
Importante: horários sujeitos à alteração devido ao imprevisível tempo de Melbourne, à duração dos jogos anteriores e, claro, a Urano retrógrado até o dia 30.




Deixe um comentário