Lado A

Poucos países têm a capacidade que a Austrália possui de proporcionar às redes sociais ao mundo cenas absolutamente únicas, praticamente exclusivas. O motivo talvez seja o isolamento geográfico, que faz com que o país tenha uma fauna bastante peculiar, com animais que são encontrados somente por estas bandas, seja às margens de rios, no mar, nas florestas e, claro, em estações de trem.

Sim!

Na Austrália coala pega trem. Ao menos tenta, não fossem os policiais (“dingos fardados”, como eles os chamam) que, mão na cabeça e documento, colocaram o marsupial pra fora da estação, conforme vocês podem assistir abaixo:

O vídeo foi publicado pelo perfil oficial da Transport for NSW, a agência de transportes do governo de New South Wales, num post todo engraçadinho que, como não poderia ser diferente, teve um imenso engajamento, mas também sofreu uma avalanche de críticas.

Lado B

A estação de trem em questão é a de Casula, subúrbio a 34 km a sudoeste do centro de Sydney. Em entrevista à ABC, Stephanie Carrick, gerente da organização de proteção aos coalas Sydney Basin Koala Network, disse que 7,5 hectares de floresta do outro lado do rio da estação de Casula foram desmatados para abrigar um… centro de distribuição de um supermercado.

Isso mesmo, “vamos passar a boiada ali para construir um lindo centro de distribuição de supermercado”. A barbárie, aprovada em 2021, nos leva a conclusão de que o coala não estava na estação a passeio.

Esse mesmo coala havia sido resgatado mais cedo por uma equipe de proteção à vida selvagem e devolvido à natureza, mas logo reapareceu na estação.

De acordo com a Sydney Basin Koala Network, pelo menos 91 coalas foram mortos nas estradas do sudoeste de Sydney nos últimos dois anos, sendo que 42 na atual temporada de acasalamento.

Sobre o post engraçadinho do Transport for NSW, a organização escreveu (tradução livre):

Contexto importante para o coala de Casula – veja todo esse desmatamento recente! A parte inferior da foto é Glenfield, onde um coala foi atropelado e morto na semana passada. Não é motivo de piada.

Estudo publicado pela Sydney Basin Koala Network revela o declínio da população de coalas na bio-região conhecida como Sydney Basin, que inclui Casula. O estudo aponta que a urbanização, a perda de habitat e o aumento de rodovias contribuem significativamente para a diminuição desses animais. As propostas de conservação atuais são consideradas insuficientes para proteger as colônias de coalas, e há um apelo para medidas mais eficazes e urgentes para preservar a espécie.

“O governo de NSW deve priorizar a segurança dessa importante população de coalas, protegendo seus corredores migratórios, reduzindo os limites de velocidade e fornecendo as prometidas passagens subterrâneas antes que seja tarde demais”, disse Stephanie Carrick à ABC.

Quer ajudar os coalas?

Assine a petição para salvar o Mallaty Creek Koala Corridor, um corredor de coalas leste-oeste conectado, intacto e ativo em Campbelltown que o governo planeja acaber como parte dos planos de expansão imobiliária desenvolvimento urbano.

Imagem do website da Sydney Basin Koala Network.

Deixe um comentário

Trending