Primeiro, vieram à tona os supermercados. No melhor estilo Black Fraude, aquela notória prática consagrada na Black Friday quando as empresas sobem os preços semanas antes para depois propagandearem falsos descontos, os dois maiores supermercados da Austrália, Coles e Woolworths, foram denunciados recentemente pela ACCC (Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores) de manipular os preços de centenas de produtos de forma enganosa em suas campanhas de desconto.
Agora, investigação realizada pelo grupo de defesa do consumidor Choice descobriu que diversas marcas de carros na Austrália estão monitorando e compartilhando dados dos motoristas com terceiros, muitas vezes sem o consentimento claro dos usuários.
Segundo a Choice, sete das 10 marcas mais populares coletam algum nível de dados de direção por meio de recursos de serviços conectados e enviam esses dados de volta para a empresa.
As três marcas que, por ora, saíram ilesas da investigação foram Mitsubishi, Subaru e Isuzu Ute, pois não possuem recursos de serviços conectados ativados nos veículos vendidos no mercado australiano.

Já as piores são Kia e Hyundai, que coletam dados de reconhecimento de voz do interior de seus veículos e os vendem a uma empresa de treinamento de software de inteligência artificial. E, claro, Tesla, que coleta dados de comandos de voz, bem como ‘clipes de vídeo curtos e imagens’ capturados pela câmera a bordo do veículo.
Isso mesmo! Você, piloto-Tesla, é praticamente um TikToker que envia ‘clipes de vídeo curtos e imagens’ ao dirigir, enquanto a empresa de Elon Musk coleta e também compartilha dados com terceiros.
Um bom começo para tentar parar de fornecer as suas barbeiragens em mão-inglesa para treino de inteligência artificial é restringir nas configurações do aplicativo do seu veículo os itens relacionados à privacidade ou uso de dados.
Mas o mais importante será uma reforma na Lei de Privacidade, como já existe na Europa, para proteger os motoristas e demais ocupantes dos veículos grampeados.
Em tempo: imagem da capa gerada pelo Microsoft Copilot provavelmente abastecida com alguma informação do seu veículo.




Deixe um comentário