Outubro abre a chatíssima temporada de premiações anuais por todo o planeta. De Síndico do Prédio do Ano a Melhor Jogador de Futebol do Mundo, 99.76% dessas festas têm uma peculiaridade que justamente as tornam chatíssimas: tentam ser uma cópia – à imagem e semelhança de seus orçamentos – do Oscar.
Com isso, acabam sendo previsíveis, monótonas e, exceto pelos comes e bebes na faixa e eventualmente um soco na cara do mestre de cerimônia, só é legal para quem fatura algum prêmio.
Por aqui não é diferente. Em homenagem ao grande Herbert Henry “Dally” Messenger, também conhecido como O Mestre, anualmente é concedida a Medalha Dally M ao Jogador do Ano na temporada regular da National Rugby League (NRL).
A festa aconteceu esta semana, em Sydney, e tudo caminhava bem para ser mais uma previsível, monótona e chatíssima premiação quando, nos instantes finais, enquanto a apresentadora Yvonne Sampson fechava as cortinas, tivemos, de maneira figurativa, o soco na cara.
Jahrome Hughes, halfback neo-zeloandês de 29 anos do Melbourne Storm que no domingo disputará a grande final contra o Penrith Panthers, foi laureado Jogador do Ano com apenas um voto de diferença sobre o fullback do Sydney Roosters, James Tedesco.
No momento em que Hughes estava no palco ao lado dos melhores e das melhores de cada posição, o chamado 2024 Dally M Team of the Year, para a foto definitiva e as considerações finais de Yvonne Sampson, ela foi interrompida por uma potente voz vinda da plateia.
Era o conterrâneo e companheiro de equipe de Jahrome Hughes, Will Warbrick, que andou na direção do palco evocando as palavras iniciais do haka, enquanto que o atleta tonganês do Melbourne, Eliesa Katoa, e o companheiro de seleção kiwi e jogador do Canberra Raiders, Joseph Tapine, desceram do palco e iniciaram o improvisado haka.
Em mais de 40 anos da premiação, é apenas a terceira vez que um atleta da Nova Zelânida/Aotearoa recebe a distinção máximo da National Rugby League. Não por acaso, Hughes foi honrado e se emocionou demais com o sempre poderoso haka, antigo ritual que os guerreiros maoris realizam antes de irem para a batalha.
Assista ao vídeo:
Imagem da capa retirada de vídeo do website oficial da NRL.




Deixe um comentário