Sim! A verdadeira e única Familia Real Brasileira está na Oceania. Gilberto Passos Gil Moreira e Flora Nair Giordano Gil Moreira, ao lado de Bem Giordano Gil Moreira e herdeiros (escrevendo tipo revista Caras) passaram pela indescritível sensação de embarcar na segunda-feira e aterrissar do outro lado do mundo na quarta.
Com isso, atualizando o meme, Jair Bolsonaro já é presidiário na Austrália.
Voltando à realeza nacional, infelizmente o governo australiano, que neste momento está lucrando com o genocídio em Gaza ao vender armas para Israel, nâo se porta à altura de receber os nossos monarcas, o que não chega a ser um problema uma vez que, além da apertada agenda na Austrália e Aotearoa Nova Zelândia, o que eles mais querem é uma king size com lençois macios.

Posso estar enganado, mas imagino que a última vez que Gil esteve na terra de Peter Garrett foi em 2011 quando se encontraram na gravação de Viramundo, documentário em que o ungido da deusa-música fez um mergulho sociológico-cultural na Austrália profunda e se conectou com aborígenes de diferentes etnias. Já o último show foi há exatos 20 anos, em 2004, quando era ministro da Cultura do primeiro governo Lula e se apresentou no WOMADelaide e na Sydney Opera House.
Agora, Gil vem para sete shows em seis cidades. Diferentemente da recente turnê pela Europa, que contou com a família praticamente completa – quatro gerações em dois ônibus -, aqui no terceiro continente a sua escolha, por motivos altamente compreensíveis, daria para viajar em dois confortáveis motorhome se as distâncias não fossem semi-continentais.
01/03 – Gold Coast – HOTA
03/03 – Brisbane – Fortitude Music Hall
6 e 07/03 – Sydney – Enmore Theatre
09/03 – Adelaide – WOMADelaide Festival
12/03 – Melbourne – Palais Theatre
15/03 – New Plymouth – WOMAD New Zealand
Além de Gil, também estarão no palco o príncipe-regente da banda, Bem, o último na linha sucessório dos filhos, José, e a neta filha da Bela Gil, Flor. Na retaguarda, a dona da porra toda, Flora Gil, e a produtora Maria Gil, filha do segundo casamento do rei (sotaque baiano, por favor). Vi o neto João, filho de Nara Gil, a eterna DJ Black Boy de Armação Ilimitada, ensaiando para a tour, mas parece que ele não veio.
Aliás, apesar do tom de despedida do nome da turnê – Aquele Abraço -, prefiro acreditar que é apenas um até breve, ou no máximo uma mensagem subliminar de um compositor tricolor para a torcida do Flamengo.
Com axé e circunstância, seja bem-vinda, Família Real!




Deixe um comentário